Vote aqui! :)

domingo, 16 de setembro de 2012

Furta-cor




 "Meu poema sem dono. Que antes de ser, já não me era. Já não me tinha. E ao tentar ser, perde-se pouco a pouco. Na confusão de tanta linha". Clara Mazini.

Olhei para o céu exatamente às dezoito horas e vinte e dois minutos e acenei para o horizonte. O sol se despedia tímido, preguiçoso como o dia que se recusava a ir embora. Sua luz irradiou brilho e cor por todo o manto azul que envolve a terra.
Um alaranjado forte misturou-se ao azul celeste escondendo um lilás recatado que logo em seguida deu espaço a um violeta quase cinza, dando boas vindas à noite que se aproximava.
O sol se despediu em um espetáculo furta-cor. O emaranhado das cores me fez lembrar o passado, me fez também olhar de dentro para fora e ver o quanto anda faltando cor por aqui. Meus sentimentos andam espalhados, esquecidos, misturam-se aqui e ali.
Dias difíceis têm se apresentado. Notícias duras de engolir, medo, ansiedade e a insegurança, que andava sumida, voltou e me pede agora seu lugar cativo.  Eu reluto, mas a sensação é de que erro sempre que quero acertar e até mesmo quando acerto causo mal estar.
A brisa fresca que invade minha sala alivia o cansaço físico, mas a mente ainda borbulha. Queria tanto saber se estou no caminho certo. Cheguei a imaginar que seria bom se meus dias transcorressem sem surpresas, como os do astro rei. Começam e terminam sempre no mesmo ponto. Mas mudei de ideia tão logo me lembrei de todos os pores-do-sol que já assisti e de como cada um deixou seu significado.
Tiveram dias de céu azul claro, outros de nuvens cinza, aquele em que a lua já lhe fazia companhia e outro em que as nuvens brincavam de pique-esconde. Gosto quando as cores se combinam e de quando a sombra do sol deixa todo o resto insignificante. Cada dia é único, cada pôr-do-sol também, bobagem querer tornar os sentimentos exceções desta regra, apesar de acreditar que assim como as cores, eles até podem se misturar, mas não perdem suas propriedades.
A verdade é que perdi o rumo. Misturei cores demais e agora não sei mais qual me move. No meio de toda essa confusão, bem antes do pôr-do-sol, estava sentada no terminal de ônibus nesta mesma tarde quando vi um senhor se aproximar. Devia ter mais de setenta anos, era gordo, de cabelos brancos, vestia uma camisa azul que refletia seus olhos, uma bermuda verde musgo, sapatos marrons e meias escuras.
Parou na minha frente, olhou para os lados e resmungou algo. Levantei-me e ofereci meu lugar. Ele me olhou e disse enquanto sentava-se: Dói muito. Observei mais de perto seu rosto e vi lágrimas escorrerem de seus olhos. Vi suas mãos com os dedos atrofiados e imaginei que a dor tinha ali sua causa, perguntei-lhe se precisava de algo.
Ele me olhou, os olhos ainda cheios de lágrimas, colocou as mãos no rosto e chorou, compulsivamente. Não disse mais nenhuma palavra. Novamente me aproximei e perguntei se ele precisava de algo. Nenhuma palavra, apenas as lágrimas.
Fiquei ao seu lado até meu ônibus chegar, antes de sair, coloquei a mão em seu ombro e desejei que ficasse bem, novamente os olhos azuis me olharam e ele repetiu: Dói muito.
Dessa vez, limitei-me a dizer: Eu sei, em mim dói também. Ele então enxugou os olhos e disse: Obrigado.
Entrei no ônibus e da janela observei enquanto ele se levantava e caminhava devagar até a saída do terminal. Provavelmente nunca saberei a causa daquela dor. Mas de que adiantaria saber se não poderia amenizá-la? Compartilhar com ele a minha dor pareceu mais racional, por mais que minha causa fosse outra, por mais que minha dor pouco se parecesse com a dele.
A verdade é que para dor não existe medida, nem solução. Sua causa pouco importa. Em dias de dor intensa, seja ela física, emocional ou espiritual, o consolo pode ser a única saída. Tem dias em que é preciso viver a dor, curti-la até seu cessar, apontar-lhe um ponto final nesses casos não seria saudável. Seria como interromper um ciclo, engasgar-se com o soluço de choro engolido.
O pôr-do-sol colorido me trouxe de volta os olhos azuis daquele senhor, a mistura das cores no céu exaltaram o colorido de suas roupas e o sol se despedindo foi como um sopro, talvez o mesmo que fez com que ele se levantasse e seguisse seu caminho.
Eu também quero encontrar meu caminho. Preciso de mais cor, de misturas sem sentido, não quero mais combinações perfeitas, preciso de novos sonhos, preciso colocar a dor para fora e para isso desejo um sopro, forte, intenso e furta-cor...

Foto de: Murilo Mendes.

5 comentários:

Taline Libanio disse...

Texto publicado na capa do Caderno Dois do Jornal Democrata de São José do Rio Pardo/SP, no dia 15/09/12.

Foto de: Murilo Mendes.

Aguardo comentários!

Bárbara M.Mongelli disse...

Olá,
gostei muito do texto! tem um pouco a ver com o meu dia hoje.. legal! bjss

kaê disse...

Dor, no sentido lato da palavra, significa " Sensação mais ou menos aguda mas que incomoda". Dor, mas qual seria a linha tênue que nos permite sentir dor? Dor, dor e mais dor... Todos nós sentimos dor uns da alma, outros da perca, outros da distancia e tantos outros e outros. Cabe a gente escolher qual dor suplantar...Taline mais uma vez você arrebentou em suas palavras magicas, diretas e dolorosas....

Anônimo disse...

lindo texto Tá!A foto também é incrível!
Ao ler, pensei logo na esperança de dias melhores, na ideia de renovação, tão necessária para que a gente caminhe, siga em frente.
Quando leio algum texto seu, as vezes já logo lembro de alguma música que possa embalar a leitura. Neste aqui, escutei juízo final do nelson cavaquinho

O sol....há de brilhar mais uma vez
A luz....há de chegar nos corações
O amor...será eterno novamente

bjs girl!
parabéns!

Anônimo disse...

Taline sempre tive algo muito certo para mim....que algumas pessoas passam em nossas vidas e outras passam mais ficam para sempre...mesmo sem nomes...endereço...fisicamente....em seu lindo texto medito que as vezes a cor branca é a mais certa para começar e recomeçar...enfrentar...suportar...viver..sobreviver..chorar...rir...para que possamos colorido nossos caminhos....você é sentimento puro...te admiro ...Rosana