Vote aqui! :)

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

De onde a chuva vem?


Acabo de preparar um cappuccino, coloco um casaco leve que combina com a brisa fresca que invade minha sala. É uma noite de primavera com vestígios de inverno. Escolho o lado direito do sofá e me sento com as pernas cruzadas, de lado, com o corpo voltado para a janela entreaberta que me permite olhar com detalhes a formação de uma tempestade.
Que a tempestade venha com calma, que refresque os dias e purifique o ar. Que venha sem raios e trovões, pois esses me assustam, mas que venha rápido e caia forte, até encharcar todo o chão. Avisto clarões no horizonte, o céu alaranjado apesar da escuridão anuncia que a chuva se aproxima, já quase sinto o cheiro da terra molhada.
Sinto vontade de levantar-me e tentar registrar esse momento com a câmera que acabou de chegar. Mas não me movo, a vista daqui é hipnotizante. Rabisco essas linhas no papel, com uma caneta verde que estava na vista, tudo para não ter que me privar desse momento.
Escuto Etta James, o blues invade a sala acompanhado dos primeiros pingos de chuva. Recuso-me a fechar a janela, gosto da garoa invadindo meu espaço, molhando meu rosto, gelando minhas bochechas. O vento, agora mais frio, é um convite a respirar fundo. Olho para a rua e não avisto ninguém em nenhum lugar. Ruas desertas, janelas com cortinas fechadas, poucos devem observar a chuva nos dias de hoje.
Lembro-me da decisão que ainda não foi tomada e da conversa longa com minha mãe na semana retrasada... Escolhas são difíceis. Diria que é um processo dolorido, nos tortura antes, nos faz perder o fôlego na hora e pode nos causar arrependimento depois. A renúncia é a parte da escolha que mais me incomoda, algumas coisas não deveriam nunca ser passíveis de escolhas, deveriam ser e ponto.
Confesso que ainda não tenho a certeza de que precisava, meu coração ainda se confunde, faz balançar vidraças como o vento que traz a chuva. Esquenta-se e traz a dúvida em uma tarde de sol. Mas é claro que não é fácil, escolher entre a lua e o sol, o dia e a noite, as nuvens e as estrelas...Não é nada fácil, diria inclusive que além de difícil é injusto.
Se preciso mesmo escolher?! Sim. Desta vez não existe em cima do muro, nem o aconchego do silêncio no sofá, preciso direcionar meu caminho e isso tudo depende de uma escolha. Razão e emoção duelam insistentemente, não há prós e contras suficientes, não há perdas e ganhos significativos, não há quase nada... Tudo se criará a partir desta escolha.
Coloco a mão para fora da janela e deixo a chuva esfriar meu braço, faço as gotas de chuva escorrerem pelos meus dedos e brinco de molhar os prédios, coloco uma gota perfeita no vidro e a sopro devagar, até vê-la se desfazer sem rumo.
Pergunto-me de onde a chuva vem, se já fez muito estrago por onde passou, se deixou saudade, se causou rancor, se despertou orações, se permitiu derramar-se sem pudor, se teve plateia e crianças brincando no seu manto. Pergunto-me para onde a chuva vai e se daqui vai levar minha indecisão. Se será capaz de lavar minha alma, renovar meu espírito e me dar coragem.
Coragem para superar os raios e trovões e para quebrar meu silêncio. Coragem para colorir meu caminho ao amanhecer ou numa noite clara de lua cheia. Coragem para seguir as estrelas ou desvendar animais escondidos nas nuvens.
A chuva passou rápido, deixou seu cheiro, sua marca e partiu. O cappuccino acabou num instante, deixou seu gosto, seu calor e a borra na xícara. O texto se finda aqui, deixa minha percepção, algumas frases e o registro dessa vivência solitária. A única coisa que não se esvaiu foi a dúvida...  E você dúvida, já sei de onde vem então me diga... Para onde vai?

Foto de: Taline Libanio. 




3 comentários:

Taline Libanio disse...

Texto publicado no Jornal Democrata de São José do Rio Pardo/SP, no dia 29/09/12.

Aguardo comentários!^^

Anônimo disse...

Genial hein girl!na verdade..sentimental com o peso da palavra genial...rs, adoro isso...textos cheios de sentidos, este está repleto..dá pra sentir...até a chuva!e a etta james claro. ótimo texto, adorei! Bjs
Tamara

Nadia Peters disse...

É, Tah.. mudanças nao sao nada faceis mesmooo! Passei a pouco tempo por uma grande tb.. mudei completamente o rumo da minha profissão e tive que largar tudo! Também foi dificil..
vc tem q ver oq vc acha q vai fazer melhor pra vc no futuro! Tem q tentar prever um pouco como será.. nao é facil mesmo =\
Espero q vc consiga se decidir, Tah! E nao vai ser arrepender nao! Vc sabe oq é melhor pra vc =)

Bjos.
Nádia.