Vote aqui! :)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tempo



"O tempo às vezes é a janela do encontro...
Às vezes a janela da solidão
Às vezes o motivo que precisamos
para encontrar nossos defeitos
ou tratar de escondê-los...
Tempo é desculpa também
como perdão e justificativa
O tempo não cura, te engana
com outras situações
e se curou, não tinha ferida...
Tempo é a chuva no sertão
Tempo é o canto de assum preto...
dolorido, porém lindo!
Tempo também é alívio
Tempo é respiro!
O tempo, na verdade, nada faz,
apenas espera as ordens
de quem a ele pertence".
(David de Oliveira Filho)

Dizem que o tempo é o senhor de tudo, capaz de levar toda a tristeza embora e eternizar amores, saudades, esperança. Dizem que ele é capaz de mudar tudo, inclusive pessoas.
Dizem que o tempo consegue transformar lugares, vidas e histórias de amor. Já ouvi dizer que ele é capaz, inclusive de construir amores e destruir até mesmo os sentimentos mais nobres.
Dizem que com o passar do tempo a dor se apazigua, fica amena e as coisas ganham novo sentido. Ouvi dizer que quanto mais o tempo passa, mais claras as coisas ficam, inclusive em dias nebulosos.
Pelo que me disseram ele é capaz de acabar com qualquer dor, inclusive aquelas da alma e que quando ele  custa a passar é porque precisa desacelerar os ponteiros para nos fazer pensar.
Dizem que quando passa voando é porque já aprendemos alguma lição e estamos mesmo conseguindo aproveitá-lo da melhor maneira.
Dizem que boas companhias, lugares e uma boa conversa são indícios de que estamos no caminho certo, assim o tempo nos deixa e corre em busca de alguém perdido por ai e é por isso que para nós parece que os ponteiros se adiantaram.
Quando o tempo custa a passar ouvi dizer que é melhor olhar ao redor, e às vezes até de dentro para fora para saber o motivo de seu apego, na certa alguma coisa anda nos incomodando tanto que nem mesmo o tempo foi capaz de afastar e decidiu ali ficar, nos guardando, até que tudo se resolva.
Dizem ainda que tempo é dinheiro e que ele custa caro. Mas geralmente quem tem tempo de sobra não lhe dá valor e a quem ele faz falta certamente deve dele estar fazendo mau uso, com coisas que podem até ter sua importância, mas não são essenciais. E se tempo é dinheiro, de que vale ganhar dinheiro, gastando tempo e não ter tempo para gastar o dinheiro?
Disseram-me que o tempo não nos cura, apenas nos engana com novas situações, novas pessoas, mas basta um cheiro, uma música, uma frase ou riso para fazer com que todo o tempo passado retorne em segundos com a lembrança e aquele ar nostálgico, cheio de saudade.
Dizem ainda que o tempo é vago, que é capaz de apresentar novos horizontes, mas que também pode magoar. Já ouvi falar inclusive que o tempo é um péssimo conselheiro para assuntos sentimentais. Geralmente afasta sentimentos, recolhe tristezas, mas a saudade...Ah! Essa nem ele é capaz de eliminar.
E quando escuto alguém dizer: “Calma, com o tempo passa...Nada como o tempo...O tempo cura tudo...Com o tempo você esquece...”. Fico me perguntando: será mesmo que as pessoas acreditam nisso?
Confesso que já me utilizei do tempo para muitas questões, inclusive na ânsia de esquecer um amor, de amenizar uma saudade, e seria injusta se dissesse que ele não me ajudou, mas fazer passar, esquecer mesmo, ah... Isso confesso que não. Até hoje a saudade aperta e insiste em me estranhar, com lembranças de coisas de dez, oito, cinco anos atrás...
Sinto como se o tempo fosse capaz de reduzir as sensações, deixá-las sem muita significância, mas não acredito que ele seja capaz de nos fazer esquecer algo, muito menos alguém.
Creio mesmo que permitir ou não que alguém esteja para sempre em nossas vidas não depende do tempo, neste quesito ele não tem poder de decisão, somos nós que escolhemos quem fica e quem sai, quem passa e quem permanece, seja em muito ou pouco tempo. O que vale mesmo, não é o tempo, mas o que se viveu em cada segundo que o define.
Tive o prazer de estar com alguém nesses últimos dias que soube fazer de uma semana um ano, de um dia um mês e das minhas horas dias completos. Vivi intensamente cada sorriso, cada abraço, cada beijo e sei que o tempo pode levá-lo embora, afastá-lo de mim, mas nunca será capaz de apagar da minha mente e do meu coração seu toque, seu cheiro, seu riso e suas palavras.
O tempo na verdade ao assumir-se tão relativo acaba perdendo-se em suas contradições e isso é maravilhoso, pois são nesses momentos de confusão que os sentimentos se reafirmam e nos gritam sua importância, dizendo para o coração: aqui não é o tempo quem manda, sou eu!
Independente de tempo ou espaço, o que permanece é o que se edificou, seja por um dia, um ano, uma vida ou o tempo que for... E é deste tempo que quero me lembrar sempre! Do tempo que ameniza a dor, mas traz a saudade, do tempo que não me deixa esquecer o que foi verdadeiro, o que foi bom e o que não deveria nunca ter tempo para acabar...

Foto de: Murilo Mendes.

2 comentários:

Taline Libanio disse...

Em homenagem a alguém que invadiu minha vida, mudou minha rotina e me deixou com aquele meio sorriso nos lábios até o momento de sua despedida...Saudade de coisas boas que nunca deveriam ter tempo para acabar...

Texto publicado no Jornal Democrata de São José do Rio Pardo/SP, no dia 28/07/12.

Foto de: Murilo Mendes.

Aguardo comentários!!^^

Alexandre Escoqui disse...

O tempo eh assim dono de si, e não mandamos só obedecemos, as vezes ficamos a sua mercê, mas podemos utiliza-lo da melhor maneira possível. No tempo eh melhor estar e não ser, pois assim Seremos donos da ação e saberemos se foi devido seu uso. O tempo nos deixa anciosos, as vezes saudosos, mas ele não eh capaz de apagar soh de distanciar, e por tempo indeterminado ...