Vote aqui! :)

domingo, 17 de junho de 2012

Amor (s)em fim...


“Quero apenas cinco coisas...
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando”.
(Pablo Neruda)

 Já não acredito mais nessa forma de amor. Nesse tipo de amor que agrega par perfeito e união inseparável, mas ouvir de uma grande amiga em um sábado a noite que também iria acontecer comigo, foi no mínimo assustador.
Fez-me borbulhar pensamentos, sonhos, ilusões e lembranças que pareciam significar o início de uma vida que podia estar prestes a ser vivida.
Estava em um bar. Ouvia rock. Conhecia apenas duas pessoas na imensa multidão e naquele momento meu mundo inteiro cabia na palma de minhas mãos e escorria pela ponta de meus dedos. Meus pensamentos foram consumidos pelas inquietações que a conversa me provocava.
O que impulsionou aquela conversa? Bem, a culpa foi toda minha. Uma pergunta saiu da minha boca e pronto o pensamento se incendiou:
- Por que você deseja casar com ele?
- Por que não conseguiria me ver ao lado de outra pessoa.
- Mas o que você sente para ter tanta certeza? É admiração, amor?
- Não só, é um misto de tudo. Um dia vai acontecer com você e você vai saber.
Mas logo comigo? Amor em fim?! Acho que não. Não acredito mais nesta forma de amor. Desacreditei do amor à primeira vista apesar de já tê-lo presenciado recentemente. Tenho preferido acreditar em atitudes, no que já foi feito e não apenas prometido.
 A espera por um amor ideal deixou minha percepção embaçada, cansada provavelmente, disposta apenas a encarar certezas. Promessas já não ocupam mais espaço no meu conceito de amor. Cansei de me enganar.
Aliás, adoro me enganar, cada dia me surpreendo mais com minha capacidade de me enganar, sou a melhor nisso, me engano perfeitamente, cada dia com mais intensidade. São sentimentos estranhos, incomuns que insistem em me confundir.
Escrevia em um pedaço de guardanapo, na bancada de um bar e me lembrava de algo que ainda não fiz, mas precisava ser feito. O músico inspirado, que tocava no palco de olhos fechados me lembrou alguém. Lembrança boa... Veio até com cheiro. Meus amigos se divertiam ao lado, dançavam, riam, se beijavam, sim, o amor ainda existe.
Talvez não para mim. Talvez não da forma em que acreditei um dia existir. Talvez não para muitos solitários desse mundo. Mas hoje, pude sentir que o amor é real e ainda existe. Até mesmo para aqueles que nele não mais acreditam e que ainda assim adoram se enganar.
O amor, o único em que ainda acredito, aquele concreto, palpável, surgiu naquela noite no cabelo cor de fogo e no sorriso largo daquele casal de amigos que souberam perfeitamente me enganar novamente. Através do encanto daquele amor que chegava a transbordar, me fizeram dar um novo suspiro e encher minha alma de esperança. Amizade, esse sim é um amor sem fim.

Foto de: Murilo Mendes

4 comentários:

Taline Libanio disse...

Texto publicado no Jornal Democrata de São José do Rio Pardo/SP, no dia 16/06/12.
Foto de: Murilo Mendes.
Aguardo comentários!!^^

Taline Libanio disse...

Em homenagem aos queridos amigos: Ana Flávia e Canta.

Anônimo disse...

amor...as vezes me pego duvindando, mas muitas outras vezes como vc diz me enganando...ja tive um amor assim...desses pra sempre!!!,mas ele se desviou de mim... será que o problema é o amor, o sempre ou eu?? não sei... só sei que aquela sensação de que 'td vai dar certo com vc ao meu lado' , que td faz sentido!! é mto boa..preenche nossa vida...quero de novo!! mas só Deus sabe o que vem junto no pacote..mas como diz o rei Roberto: se chorei ou se sorri o importante é que emoções eu vivi..é meio brega, piegas, sei lá..o amor é assim...
bjs querida adorei seu texto!!! Elis

Anônimo disse...

adorei o texto tá!aiai viva o amor, não?..Quando nao acredito no meu amor, acabo acreditando no dos outros rs,e aí já volta a valer a pena,acreditar, me enganar, em nome do amor quase tudo vale.
poema lindo, texto lindo..

bjs!
Tamara