Vote aqui! :)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Férias?!

Férias! As tão sonhadas e esperadas férias enfim chegaram. Confesso que os dias tem se arrastado com cuidado, na espera de alguma surpresa agradável ou de algo que me faça entender porque escolhi tirar férias em agosto. Mês morto, sem feriados, sem férias da pós-graduação, sem nada. Nem mesmo a semana euclidiana que encheria de nostalgia minhas férias, me fazendo relembrar os seguidos anos de maratonista, estará presente.
Minha primeira semana de férias foi consumida pela burocracia. Idas e vindas em imobiliárias, cartórios, sem falar nos documentos para inscrição em um processo seletivo para iniciar outra pós. Meu namorado disse que mesmo de férias eu não sossego, e ele tem razão. Podia ter ficado a semana toda passeando, indo ao cinema, fazendo compras ou viajando, mas não, corri todos os dias atrás de papéis, carimbos e expectativas.
Mas creio que tudo teve um bom motivo. Minha volta das férias será marcada por um período intenso de mudanças e isso, apesar de me deixar de mau humor às vezes, me dá novo fôlego. Mudar de casa, começar um novo curso, ter uma nova vizinhança, um novo caminho para ir e voltar do trabalho, nova padaria e motorista de ônibus, enfim, tudo isso trará muitas novas histórias para incrementar estas páginas, e principalmente minha vida.
Quando escolhi sair desta cidade para fazer faculdade fora, me lembro bem do susto que causei para meus pais e familiares. Não era possível a filha caçula querer ir pra longe, morar sozinha, numa cidade grande, estranha. A primeira filha a sair de casa, a primeira neta, a primeira sobrinha. Foram muitas as palavras desanimadoras, que me causaram insegurança e medo, mas as palavras de incentivo e os olhos orgulhosos de meus pais foram suficientes para não me deixar desistir.
Hoje vejo que criei gosto pela mudança. Foram muitas lágrimas até chegar aqui, muitas noites insones, muitas amizades construídas, muitos vínculos criados, novas opções, novas escolhas e algumas renúncias, mas todas com um gosto muito bom de ter seguido o caminho certo. Constantemente tenho “deja vú” e brinco que são sinais de que estou no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas.
Minha mãe me chama de nômade sempre que ameaço um novo concurso, uma nova morada e não discordo dela, exceto pelo fato do nômade não ter parada, não ter um porto seguro e vagar sempre sem destino. Espero conhecer e viver em muitos outros lugares, provar outros gostos, conhecer outras pessoas, mas sempre terei para onde voltar. Minha terra natal, meu lar, que me abriga, me acolhe e me faz descer a ladeira de casa olhando aquela vista repleta de verde, encher os pulmões e pensar: lar, doce lar!
Não poderei viajar para longe nestas férias, terei que me contentar com estas montanhas que abraçam a pequena cidade, e confesso que fica aquele vazio, é como ter o tempo todo do mundo e deixá-lo sumir entre os dedos como a areia fina de uma praia deserta. Tenho procurado dormir muito, continuo estudando, pois como disse, escolhi um mês horrível para tirar férias, e a pós-graduação não pode esperar, e tento escrever com a mesma intuição e inspiração de sempre, mas até isso tem ficado a desejar nestes dias.
Sei que estas férias ainda não estão com aquele gostinho de quero mais, mas felizmente, ainda estão apenas começando e tenho certeza de que ainda terei muitas histórias para contar, muitas coisas para lembrar, pois, aqui ou lá, por onde quer que eu vá, sempre terei pessoas boas ou nem tão boas assim, rodeando as entrelinhas e me deixando lembranças.
Até que as aventuras comecem continuo aqui, observando as mudanças sutis da cidade, uma loja nova aqui, outra lanchonete ali, acompanhando a notícia daquele amigo da quinta série que vai se casar ou daquela que não via desde a oitava série e hoje me apresentou seus filhos.
As novidades das pessoas que fazem parte da minha história me consomem, me alegram e me indicam sempre novos caminhos. E se você me conhece, ou já conheceu e tiver alguma novidade para contar vou adorar ouvi-la, quem sabe ganho nova inspiração para estas linhas e principalmente para ingressar de alma lavada e com novos objetivos na próxima fase da minha vida que deverá se iniciar nos próximos dias... Aguardo notícias!

Nenhum comentário: