Vote aqui! :)

sábado, 8 de junho de 2013

Amor maior...


Hoje peço licença para dedicar este espaço a uma pessoa que dedica grande espaço de sua vida ao meu cuidado. Ela não é famosa, nem atleta olímpica, nem artista de televisão, mas para mim é o melhor exemplo a ser seguido. É dela meu maior abraço, meu sim, meu afago e meu amor maior.
Foi com ela que aprendi que as super mulheres não existem apenas nos desenhos animados, mas que é preciso superar as dificuldades de cabeça erguida para chegar perto de ser uma heroína. É nela que penso todas as vezes que um novo obstáculo se apresenta.
Foi ela quem me ensinou que o importante é ser bonito por dentro. A beleza exterior o tempo leva e os cosméticos camuflam. É nela que me inspiro quando começo a ver defeito onde não tem, por pura bobagem, ou quando penso em iniciar uma dieta maluca.
Foi ela quem me mostrou que não devemos abraçar o mundo todo, pois podemos não ter força para carregá-lo, mas que devemos ofertar nosso abraço a todas as pessoas do mundo que precisarem de nós. É dela o primeiro abraço quando volto de viagem e o último quando retorno para casa.
Foi ela quem me ensinou a ler e a contar, debruçada nos livros e nos feijões na mesa da cozinha enquanto fazia o almoço. Era ali que ela me fazia o ditado e perguntava como tinham sido meus dias na escola.
Foi ela quem despertou meu gosto pelas letras, ao me levar na biblioteca do antigo emprego, onde me deixava à vontade, encantada com dezenas de livros que me apresentaram um mundo novo. É para ela que faço um resumo de cada texto e de cada livro novo que termino de ler.
Foi ela quem me ensinou que legumes eram bons, apesar de não ter gosto de chocolate e foi dela que lembrei quando morei meu primeiro ano fora e comia até jiló na falta de dinheiro para o sanduíche na hora do almoço.
Foi ela quem me deu a primeira bronca e me mostrou que ter sempre razão, nem sempre significa vencer uma discussão. É nela que penso quando me deparo com conceitos e opiniões totalmente contrárias aos meus valores, e nessa hora conto até dez, respiro e me calo.
Foi ela quem me mostrou que as pessoas tinham mais valor que as coisas, mas que nem todo mundo entendia essa matemática. Foi dela que lembrei quando tive meu tapete puxado pela primeira vez, quando a ganância de algumas pessoas falou mais alto do que a amizade.
Foi ela quem me ensinou a voar, mesmo morrendo de medo de altura. Foi para ela o primeiro pensamento na primeira noite fora de casa, enquanto me lembrava do quanto tinha sido difícil para ela me deixar sair do seu aconchego para buscar novos rumos.
Foi ela quem me ensinou a rezar e me mostrou que a fé é o maior bem que alguém pode carregar. É dela a primeira oração que faço todos os dias.
Foi ela quem me ensinou que amor e respeito precisam andar de mãos dadas e que quando um falta, o outro, por mais que tente, não consegue suprimir essa ausência. É com ela que compartilho meus desamores enquanto ganho cafuné e um abraço gostoso.
Foi ela quem me ensinou que o amor-próprio deve ser cultivado diariamente e é dela que ganho colo para colar meus cacos, depois de um coração partido. É para ela o primeiro telefonema anunciando o fim ou o início de um relacionamento.
Foi ela quem me ensinou que o trabalho é o único meio aceitável de se conquistar bens materiais e reconhecimento profissional. É dela que me lembro todas as vezes que devolvo um troco errado, ou recebo um elogio.
Foi ela que me mostrou que família é quem a gente pode contar, sejam eles de sangue ou não, o importante é tê-los no coração. E que não importa quantos amigos construímos ao longo da vida, mas sim há quanto tempo você tem um amigo. É dela que me lembro quando penso no quanto é bom ter amigos verdadeiros e um lugar para onde retornar.
Foi ela quem me ensinou a amar minhas origens e a ter orgulho da minha terra, da minha gente, da minha história. É dela que me lembro quando olho para o céu daqui e não me esqueço que a mesma lua está sendo vista por lá.
Poderia passar dias aqui escrevendo cada detalhe, cada lição, cada significado que ela tem na minha vida e a cada dia teria um novo parágrafo para acrescentar. Termino aqui, com o coração apertado de saudade da pessoa que é a dona insubstituível do meu amor maior.
Mãe... É todo seu o meu amor maior.
Feliz dia das mães a todas as mamães desse mundo!
Foto de: Taline Libanio.

4 comentários:

Taline Libanio disse...

Texto publicado no Jornal Democrata de São José do Rio Pardo, no dia 11/05/13.
Uma homenagem à pessoa mais importante da minha existência.

Aguardo comentários! :)

Drica Lupianhes disse...

Linda homenagem a Libânio, ela é merecedora de muito carinho e gratidão! ...só li agora e obviamente fiquei emocionada.

Anônimo disse...

Emocionei... chorei... que lindo!!!
é bonito ver um filho expor seu amor pela mãe, sem se incomodar com o que os outros vão pensar, sem ter vergonha de dizer que ama quem gerou a vida e ensinou todas as coisas...

Ana Flávia disse...

Linda e merecida homenagem! Parabéns!