Vote aqui! :)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Eis o meu segredo...


Sai da academia radiante. Criei coragem de subir na balança depois de longos quarenta dias de exercícios regulares e quase não acreditei quando vi os ponteiros diminuindo.
Quase três quilos. Um recorde. Principalmente para mim que continuo comendo bem e já passei dos vinte e cinco. Como disse uma das professoras que me monitora: é a operação carnaval.
E é claro que emagrecer um pouco para entrar em um biquíni durante o carnaval na praia não é má ideia. Mas mais do que estar mais enxuta para o carnaval, me alegro por ter fôlego para subir o morro de casa sem nenhuma paradinha, e pela disposição para encarar as semanas, cada vez mais longas.
Não sinto mais dores nas pernas, meus pés não incham mais, consigo caminhar por mais de três quilômetros em um ritmo razoável sem colocar a língua para fora e ainda recuperei parte do meu guarda-roupa. Isso não é incrível?
Com certeza alguns de vocês devem estar pensando que além de entrar na academia sofri uma lavagem cerebral, afinal nunca fui fã de malhação e sempre defendi as gordinhas com toda veemência, coisa que garanto não mudou, assim como minhas convicções. Contudo, tenho que admitir que adquiri um novo olhar pela prática de exercício físico.
Meus amigos educadores físicos na certa ficarão orgulhosos de mim, afinal, sempre fui a primeira a levantar a bandeira do sedentarismo e abominar o culto ao corpo.
Mas depois da prática de esportes entendi que ter um corpo legal é só mais um detalhe, o bem estar que o exercício me provoca, a possibilidade de extravasar minha raiva numa aula de boxe, de renovar a mente na aula de yoga, de suar toda a raiva na esteira e ainda dar muita risada com os novos amigos que encontrei, isso sim é que faz toda a diferença.
Não entrei na academia para ficar magra, até por que gosto da minha silhueta e não quero que ela se transforme em um monte de pele e ossos, claro que queria perder um pouco de peso e isso já estou conseguindo, mas confesso que o que mais queria já consegui, me sinto saudável.
Corpo são, mente sã. É tão bom me sentir assim... Hoje, tive o prazer de conseguir transformar todas as preocupações do trabalho e pendências em suor e então pensei: por que não divulgar esta proeza?
Não estou dizendo que todos precisam entrar na academia e ficar suando até sumir, mas sim que é importante fazer algo que lhe dê prazer. Não gosta de esportes, faça aula de pintura, de fuxico ou jardinagem. Não tem dinheiro para fazer natação, faça uma caminhada com o cachorro ou um amigo bom de papo. Não gosta de esportes monótonos, faça trilhas ou um piquenique com a família. Não quer sair de casa, cante ou fotografe a vista da sua janela... É disso que estou falando: mente sã, corpo são.
Quando estamos de bem com a vida, ficamos bem com os que estão ao nosso redor e torna-se muito mais fácil olhar no espelho e dizer: caramba, você está bonitona hein?!
Acho que demorei para descobrir o elixir da longa vida...E hoje consigo entender perfeitamente todas as mulheres que mesmo acima do peso usam macacões justos e colados durante as aulas na academia e os homens que ficam olhando os braços nos espelhos de um lado e de outro.
A felicidade, aquela real e perene, está nos detalhes, no caminho e não no fim. Perder peso é só um passo, o importante é a movimentação, é sair do estado de conforto e provocar uma mudança, de preferência interna, pois com certeza ela transbordará.
O essencial, já dizia Antonie Saint-Exupéry, é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração.
Dias repletos de pensamentos sublimes, de realizações e de matrículas em novas atividades é o que desejo a todos nós!

Ilustração de: Gabriel Vicente.

Um comentário:

Isabel disse...

ché bebé... faz um mês que estou fazendo alongamento, mas a cintura ó...rsrsrs...